sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O REI LEAR

Autor: William Shakespeare (1564-1616)
Tradução: Millôr Fernandes
Editora: L&PM
Assunto: Drama (Teatro inglês)
Edição: 1ª
Ano: 1997
Páginas: 140


O drama O Rei Lear foi escrito em 1605 e encenado na corte no dia 26 de dezembro de 1606.

Sinopse: O rei Lear resolve abdicar de toda a sua autoridade, posses de terras e funções do estado e decide dividir o reino entre as suas três filhas Goneril, Regana e Cordélia, confiando assim nas forças mais jovens para poder caminhar, mais leve, em direção à morte. Durante a assembléia anuncia que a filha que declarar maior amor filial por ele, será aquinhoada por uma recompensa maior.

A resposta de Cordélia, a filha mais jovem e última a falar, não lhe agrada e, por conseqüência é deserdada e expulsa do reino, antes, porém, Lear declara que ela não é mais sua filha.
A decisão do rei desencadeia uma discussão com o conde de Kent que acorre em defesa de Cordélia censurando a atitude de Lear. Este, por sua vez, expulsa igualmente o conde do reino.
A progressiva dificuldade de discernir as atitudes e os discursos daqueles que o cercam, o embotamento da percepção da sinceridade e da falsidade aliada a suspeita errônea de onde viria a traição, desencadeiam todo o drama se desenrola na obra.

Personagens principais: 1. Rei Lear: (Um homem infantilizado pelo poder. Representa a segunda casta, a casta guerreira); 2. Cordélia: (Filha caçula de Lear. Representa a sinceridade, a pureza, a honestidade e a verdade); 3. Edmundo: (Filho bastardo de Gloucester. Representa a falsidade, a traição, a insídia e o caos); 4. Goneril: (Filha mais velha de Lear e organizadora do caos); 5. Osvaldo: (Criado de Goneril); 6. Duque de Albânia: (Marido de Goneril); 7. Regana: (Filha do meio de Lear e co-autora do caos juntamente com a irmã Goneril); 8. Duque de Cornualha: (Marido de Regana); 9. Conde de Gloucester; 10. Edgar: (filho legítimo de Gloucester e rufião); 11. Conde de Kent: (Amigo leal de Lear. É o único elemento unificador da história).

Interpretação da obra: Trata-se de uma história relativa a rebelião contra o espírito e o desvio fundamental da Ordem que culmina com a queda do Homem.
A história do rei Lear não é uma história a respeito da velhice. A velhice do rei tem significação de degenerescência da ordem e do sentido de justiça. Portanto, é uma história que trata das possibilidades de recuperação do Homem após a sua Queda.

Um comentário:

Espada da Justiça disse...

Esta obra de Shakespeare é excelente! Tanto pela maestria do autor quanto pela lição que ele nos ensina. Entretanto, a versão publicada pela editora L&PM não é das melhores.
Aproveito para indicar o filme "Ran" que é a história de Rei Lear contada pelo famoso diretor japonês Akira Kurosawa.
Por fim, gostaria de parabenizar o proprietário do blog pelo ótimo trabalho.

Fernando