domingo, 1 de fevereiro de 2009

A METAMORFOSE

Título original: Die Verwandlung – Escrito em 1912 e a primeira edição em 1915.
Autor: Franz Kafka
Tradução: Modesto Carone
Assunto: Novela (Literatura estrangeira)
Editora: Companhia das Letras
Edição: 2ª
Ano: 2000
Páginas: 102

Sinopse: “Uma manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa dá por si na cama e vê-se transformado num gigantesco inseto”. É deste modo que Kafka inicia a história de Gregor, um caixeiro-viajante que deixou de ter vida própria para suportar financeiramente todas as despesas de casa.

Gregor sente que se transformou num inseto horrível com um “dorso duro e inúmeras patas”. A princípio, as suas preocupações passam por pensamentos práticos relacionados com a sua metamorfose.

Depois, as preocupações passam para um estado mais psicológico e até mesmo sentimental. Gregor sente-se magoado pela repulsa dos pais perante a sua metamorfose. Apenas a irmã se digna a levar-lhe a alimentação, mas mesmo assim a repulsa e o medo também começam a se manifestar. A metamorfose de Gregor vai além da modificação física. É sobretudo uma alteração de comportamentos, atitudes, sentimentos e opiniões.

Gregor passa a analisar as coisas que o rodeiam com muito mais atenção. Entrementes, outra metamorfose ocorre no seio familiar: o pai volta a trabalhar, a irmã também arranja um emprego e passam a alugar os quartos vagos na própria casa onde habitam. As atitudes dos pais perante o filho podem induzir o leitor à idéia que Gregor era apenas o “sustento” da casa, todavia, quem interpretar a história dessa forma estará totalmente equivocado.

Interpretação da obra: Há muitas interpretações da obra. A maioria é, ou de natureza psicanalítica freudiana ou de natureza socialista-marxista. Ambas equivocadas, pois Kafka jamais escreveria uma obra para dar uma interpretação tão simplória.
Kafka não conta apenas a história de um homem que se transformou num inseto. Ele relata, sobretudo, uma história em que Gregor Samsa quer pagar a divida de seus pais. Mas que dívida seria essa e quem seria o credor dessa dívida? Kafka não nos conta isso, mas a dívida é a do pecado original e o credor é Deus. Gregor é o único da família que tem consciência real dessa dívida e sabe que ela precisa ser paga de alguma forma, mesmo depois que ele metamorfoseou-se em inseto, a dívida contínua sendo objeto de sua preocupação. Ela não é dele, é também dos demais membros da família que não a reconhecem e não aceitam a própria culpa do pecado, pois à medida que Gregor vai definhando em sua vida de inseto, a família vai renascendo na proporção contrária, porque Gregor é o único membro da família que poderia acusá-la da culpa do pecado original da dívida humana. Gregor foi morto pelo próprio pai com uma maçã. A mesma maçã de Adão e Eva no paraíso, a maça do pecado original. É o cordeiro inocente sendo imolado para incorporar a culpa humana do pecado original. Assim como Caim matou Abel para que pudesse dar início a construção da humanidade material, é a sociedade sendo construída e organizada sobre bodes expiatórios, uma espécie de mimetismo humano de René Girard em ação. Portanto, o que Kafka faz é um alerta sobre o comportamento humano frente a culpa relativa ao pecado original.

O autor: Franz Kafka Nasceu em Praga, na Boêmia (hoje República Tcheca), em 1883. Fez seus estudos na cidade natal, formando-se em direito em 1906. Tuberculoso, alternou temporadas em sanatórios com o trabalho burocrático. Jamais deixou de escrever, embora tenha publicado pouco e, já no fim da vida, pedido inutilmente ao amigo Max Brod que queimasse seus escritos. A maior parte de sua obra, toda escrita em alemão, foi publicada após sua morte, que ocorreu em 1924, num sanatório perto de Viena. Quase desconhecido em vida, é considerado hoje um dos maiores escritores deste século.

Nenhum comentário: