domingo, 23 de março de 2014

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA

Prof. Luiz Gonzaga de Carvalho Neto

''Talvez a principal função da literatura de primeira ordem seja justamente a transmissão de experiências humanas que são difíceis de reproduzir. E que, no entanto, são experiências cujo entendimento é essencial para promover uma melhora em sua própria vida ou na vida de seus próximos.
As grandes obras literárias nos ajudam a compreender os processos interiores das outras pessoas e inclusive os nossos também. É impossível a vivência completa de uma vida humana sem uma compreensão profunda da natureza humana, pois você estará sempre em estado de solidão se você não compreender pelo menos uma pessoa. Cícero já dizia que um amigo é mais necessário do que a água. Mas é impossível uma amizade sem a real compreensão do outro.
A civilização ocidental tem alguns milhares de anos. E nesses milhares de anos, eu digo: a civilização ocidental produziu obras que transmitem mais do que o suficiente sobre a vida humana, a condição humana, sobre os tipos humanos, de modo que qualquer pessoa pode compreender a sua própria vida e a vida de seus próximos.
Ser humano é conhecer. Ser humano não é pagar as contas. Ser humano é compreender, e o principal objeto desse estudo é o próprio ser humano. (…) É somente na parte espiritual e intelectual que o ser humano possui uma vida propriamente dita, isto é, um processo de desenvolvimento real que não se repete, mas que se abre para universos cada vez mais amplos. (…) E pensem nisso: se há uma vida após a morte, ela é um tormento para quem não viveu uma vida intelectual e espiritual antes da morte. Com este pensamento eu vos deixo''.

Nenhum comentário: