sexta-feira, 16 de outubro de 2009

FAUSTO – Uma tragédia (Parte I)

Título original: Faust: eine Tragödie
Autor: Johann Wolfgand von Goethe
Tradução: Jenny Klabin Segal
Editora: Editora 34
Assunto: Romance (Literatura alemã – Séculos XVIII e XIX)
Edição: 1ª
Ano: 2004
Páginas: 552

Sinopse: Fausto é o protagonista de uma popular lenda alemã de um pacto com o demônio, baseada no mágico e alquimista alemão Dr. Johann Georg Faust (1480-1540). O nome Fausto tem sido usado como base de diversos romances de ficção, o mais famoso deles do autor Goethe, produzido em duas partes, tendo sido escrito e reescrito ao longo de quase sessenta anos. A primeira parte - mais famosa - foi concluída em 1808 e a segunda, em março de 1832 - às vésperas da morte do autor.

Considerado símbolo cultural da modernidade, Fausto é um poema de proporções épicas que relata a tragédia do Dr. Fausto, homem das ciências que, pessimista com o conhecimento, na verdade um niilista, diz não saber nada direito e que luz alguma podia dar aos homens.

Fausto age como se ele não vivesse vida nenhuma, como se sua vida fosse falsa e sem sentido algum. Ele anseia por uma vida nova, uma vida material, uma vida dos sentidos e das sensações e assim decide abandonar a vida dos livros e se entregar a uma vida real e concreta. Então, ele faz um pacto com o demônio Mefistófeles, que lhe enche com a energia satânica insufladora da paixão.

Fausto, porém, não sabe viver a vida concreta com responsabilidade, porque ele nunca a viveu da fato. Por isso tudo termina mal na sua experiência de viver a vida material, a vida dos sentidos e das sensações.

Direcionado pelo Demônio Mefistofeles, acaba vivendo uma vida desastrosa sob todos os aspectos. Por sua causa uma família inteira morre. A sua sogra, antes de ser sogra, o seu cunhado, antes de ser cunhado, seu filho, fruto de uma sedução, morto pela própria mãe logo após o parto, e finalmente sua própria amada, condenada a morte pelo assassinato. Enfim, tudo dá errado na vida de Fausto e ele acaba muito mal.

A obra representa a descida aos infernos, ou seja, a queda do ser humano a partir de um dilema moral entre o Polo Luminoso (o Céu) e o Polo Abissal (a Terra). Ao final, tudo indica que o Diabo acaba vencendo. É preciso ler Fausto II para conhecer o final da história.

Sobre o autor: Johann Wolfgang von Goethe (Frankfurt am Main, 28 de Agosto de 1749 — Weimar, 22 de Março de 1832) foi um escritor alemão, além de cientista e filósofo. Como escritor, Goethe foi uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu, nos finais do século XVIII e inícios do século XIX. Juntamente com Schiller foi um dos líderes do movimento literário romântico alemão Sturm und Drang.

Nenhum comentário: