domingo, 1 de fevereiro de 2015

OS TEMPLÁRIOS


OS TEMPLÁRIOS: Uma cavalaria cristã na Idade Média
Título original: Les Templaires
Autor: Alain Demurger
Tradução: Karina Jannini
Editora: Difel
Assunto: História
Edição: 1ª
Ano: 2007
Páginas: 688


Sinopse: Em 1099, os cruzados da primeira cruzada chegavam ao fim de seu longo périplo e tomavam Jerusalém, a cidade onde se encontrava o sepulcro de Cristo. Da Ásia Menor ao Egito, conquistaram terras em detrimento dos principados turcos da Síria e do sultanato fatímida (do nome de sua dinastia) do Egito. Desses territórios fizeram quatro Estados latinos: o condado de Edessa, o principado de Antioquia, o condado de Trípoli e o reino de Jerusalém. A partir de então, era preciso defender esses Estados. Inicialmente, foi nesse contexto oriental que nasceu a ordem religiosa e militar do Templo, por volta de 1120.
Em 'Os Templários', Alain Demurger, especialista em Idade Média da Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne, tece um profundo estudo sobre uma das famosas e misteriosas ordens religiosas da História.
A Ordem do Templo é o primeiro exemplo de uma criação original da cristandade medieval do Ocidente: a ordem religiosa e militar. No século XII, durante o movimento da reforma gregoriana e da cruzada, o novo cavaleiro de Cristo, tal como São Bernardo o enalteceu, pronuncia os votos do monge, vive segundo uma regra, mas atua na vida secular. E de que maneira! Pois, em nome de sua fé, ele combate, mata e morre.
Criada para proteger os peregrinos da Jerusalém reconquistada pelos cruzados, a Ordem do Templo estendeu sua missão à defesa dos Estados latinos do Oriente e, depois, à Espanha da Reconquista. A acusação brutal que sofreu, em 1307, pelo rei da França, Filipe, o Belo, foi seguida de um processo iníquo e de sua extinção, em 1312.
A Ordem do Templo tornou-se o bode expiatório de um conflito que estava além dela e foi exacerbado na França pela personalidade do rei e de seus conselheiros: o conflito entre um poder espiritual na defensiva e o Estado moderno que se firma no Ocidente desde meados do século XIII.
"A bibliografia do Templo é superabundante, mas cientificamente duvidosa", escreve o autor. "O Templo alimenta, com os cátaros e Joana D'Arc, um dos filões inesgotáveis da pseudo-História, aquela que tem por objetivo oferecer aos leitores ávidos sua porção de mistérios e segredos. Há a história do Templo e há o seu mito, sua lenda." É dessa forma que, em Os Templários, Alain Demurger traça um estudo completo, detalhado em todos os níveis, sobre esta fascinante história.
Sobre o autor: Alain Demurger (Fig. 1), medievalista e historiador das cruzadas e das ordens militares, leciona na Universidade de Paris-I.
Sobre a tradutora: Karina Jannini (Fig. 2). Nasceu em 1974 em São Paulo – SP. Mestre em Língua e Literatura Italiana, 2004 - FFLCH - USP.
Fig. 1 - Alain Demurger

Fig. 2 - Karina Jannin




Nenhum comentário: