sexta-feira, 1 de novembro de 2013

A CRISE DO MUNDO MODERNO

Autor: Pe. Leonel Franca S.J. (1893-1948)
Editora: EDIPUCRS
Assunto: Filosofia cristã
Edição: 5ª
Ano: 1999
Páginas: 277

Sinopse: Este livro foi a última obra escrita por Leonel Franca e é não somente a mais ambiciosa doutrinariamente como também representa uma espécie de Summa do pensamento francano, erigida nesse terreno entre todos difícil em que o essencial da visão cristã, na sua conceptualização filosófico-teológica, é confrontado com os aspectos fundamentais do novo ciclo civilizatório que o Ocidente vinha cumprindo desde alguns séculos, e que era então conhecido como mundo moderno e hoje é designado como modernidade.

A obra é esquematizada em três partes:

Livro I - A CIVILIZAÇÃO
Livro II - FORÇAS NEGATIVAS DA CIVILIZAÇÃO MODERNA
Livro III  - CRISTIANIMO E CIVILIZAÇÃO

Na primeira parte (Livro I) visa a falar sobre a civilização em que são divididos em três capítulos:

No primeiro capítulo fala dos sintomas da crise atual, sua natureza, a crise de instituições e a crise de almas.
No segundo, aborda a idéia de civilização, onde se investiga o termo, sua origem e seu significado e os dois principais elementos da civilização: elementos naturais (a terra e a raça) e culturais (a ciência, a arte, as técnicas, o direito, o Estado, relações com as idéias do povo, pátria e nação).
O terceiro fala sobre humanismo e cultura, donde a definição do termo, é visto como princípio especificador de uma civilização.

Na segunda parte (Livro II), trata de se compreender como se chegou a crise do mundo moderno atual. Em outras palavras, quais foram as causas que proporcionaram a crise na civilização moderna? Esta parte é, em simples definições, um diagnóstico de descoberta das causas. O estudo abordado aqui é eminentemente filosófico, teológico e histórico. Desta última ciência, a ordem dos capítulos segue conforme a evolução, partindo desde as primeiras rupturas até os tempos atuais. Esta parte é divida em 3 capítulos:

O primeiro visa falar sobre as primeiras rupturas. Aqui, Pe. Franca aborda a reforma luterana e sua definição sobre as relações entre a natureza e a graça, e os princípios da reforma protestante que ameaçariam a unidade religiosa na Europa. Como conseqüência da reforma protestante com os seus princípios do livre-exame, surge o individualismo religioso que viriam a provocar rupturas mais profundas e que no decorrer da leitura foram abordados na referida obra. Aborda também sobre a filosofia Descartes, considerado o pai da filosofia moderna, e sua filosofia sobre o conhecimento e realidade; espírito e matéria.
No segundo capítulo aborda sobre os fatos que aconteceram no século XVIII e que foram frutos das rupturas anteriores. Em matéria de religião o protestantismo havia separado Cristo e a Igreja por meio do principio do livre exame, e assim iniciou-se o ressurgimento de diversas seitas, e conseqüentemente neste referido século surgiu-se o Deísmo que se alastrou em diversos países da França, Alemanha e principalmente na Inglaterra. O Deísmo define-se que só há a chamada religião natural e que as verdades reveladas são desprezadas. Assim são chamados os novos doutrinários por se fundarem em Deus conhecido só pelas luzes naturais do pensamento. Neste período nasce também o filosofismo na França, o iluminismo alemão e o racionalismo (em destaque Kant como o filósofo que será percursor das futuras rupturas). Assim este século, conclui Pe. Franca, é marcado pela substituição do Evangelho pelo culto da deusa razão.
No terceiro capítulo, visa a mostrar que como conseqüência dos fatos ocorridos no referido século XVIII tanto nos problemas religiosos quanto filosóficos, o homem acaba se isolando a si mesmo na realidade externa e se proclama independente com as ordens objetivas e universais. Aqui o centro do cosmos é ele mesmo e estabelece assim a abertura para a antropolatria fatal, conforme expõe o autor (cf. op. cit., p. 102). Nesta parte é abordada o positivismo de Comte, o individualismo extremo de Nietzsche e sua moral do super-homem, e por fim o coletivismo de Marx (diametralmente oposto ao individualismo).

A segunda parte da obra do Pe. Franca, como visto, é uma análise diagnóstica das causas da crise do mundo moderno.

A terceira parte (Livro III) tem como finalidade mostrar o remédio necessário para os referidos sintomas vistos anteriormente. Visto que na primeira parte o autor deixou observado que num sentido espiritual, civilização moderna é uma antítese contra a civilização medieval, onde o Cristianismo historicamente é reconhecido como o modelador da referida civilização, mostra-nos também que cronologicamente não é homogênea e que nesta civilização residem diversas “famílias espirituais (op. cit., p. 53). Portanto Aqui o autor visa mostrar o Cristianismo como fonte de restauração da civilização e que realmente somente ele é o remédio verdadeiro para os problemas do mundo atual. Analisa aqui não somente o aspecto civilizacional, visto que este termo como fora definido nas primeiras partes desta obra é um conceito mais abrangente e que dentro deste há elementos imprescindíveis. Então analisa a dignidade da pessoa, a filosofia, a ciência, o trabalho e por fim a civilização. Há aqui então 5 capítulos que serão abordados:

O primeiro a ser analisado é a dignidade da pessoa. Aqui o autor trata de falar sobre o sentido da palavra e a idéia, na acepção psicológica e jurídica do termo procura analisar o seu objeto, no plano ontológico onde é definido conforme Boécio “um individuo de natureza racional” (op. cit., p. 145), o dinamismo construtor da personalidade, o fim do homem que se orienta para o Infinito, o Cristianismo e a personalidade tratando a respeito do plano da fé onde o homem adere livremente a seu destino supremo e concluindo assim a sua opção decisiva de aderir ou não a esse fim, mesmo que moralmente seja obrigatório onde aqui a negação é de responsabilidade própria do seu próprio ato.
No segundo capítulo visa a falar sobre o Cristianismo e a filosofia, onde trata da importância histórica que o cristianismo trouxe a filosofia. Começa-se neste capítulo a falar sobre o encontro que se deu entre o cristianismo e a filosofia na história. Analisa que, mesmo com este encontro, surgiram diversos problemas doutrinais nas relações entre ambos, onde o autor conclui a autonomia da filosofia, pois embora a teologia é uma ciência mais excelente e por se tratar de questões que estão acima da nossa inteligência, por meio da filosofia podemos chegar a diversos conhecimentos que estão concretizados na teologia. Assim, nesta autonomia de ambas as ciências filosóficas e teológicas surgiram-se historicamente uma filosofia cristã, por se tratar da influência que o cristianismo exerceu na civilização e na vida dos povos, mesmo nas coisas que não estão a serviço imediato da fé, mas que se encontram nas coisas criadas e que são propriedades da própria filosofia, que não tem outro objeto senão a verdade. Verdade essa que em hipótese alguma fere a liberdade de aderir a Verdade suprema em que o homem é chamado a ser elevado.
No terceiro capítulo aborda a relação do Cristianismo e a ciência. Começa falando da relação e do suposto conflito entre ambas. Aborda também a influência do cristianismo sobre o progresso da ciência, citando fatos históricos onde quase unanimente os principais cientistas, mesmo os que surgiram nos tempos modernos, foram pessoas religiosas. Por fim fala do cristianismo e da vida interior do sábio.
No quarto, fala sobre o Cristianismo e o trabalho em suas relações, começando a fazer um paralelo do trabalho no paganismo e a restaurada do mesmo pelo cristianismo na história. Também fala dos desvios modernos do trabalho na economia liberal e na utopia comunista. Por fim faz uma síntese sobre a Filosofia cristã do trabalho.
O último capítulo é como uma conclusão dos anteriores, visto que a civilização é o conjunto e os outros que foram abordados nesta terceira parte são apenas os seus elementos constituintes. Começa a abordar a distinção necessária da sociedade civil e da sociedade religiosa, onde comparando com uma ave, se a civilização é a ave em seus complexos fundamentais para a sua existência, o cristianismo é comparado aqui a par de asas. Desta relação mútua entre a sociedade civil e religiosa, exalta que sendo o Cristianismo o par de asas da civilização, esta última está a serviço do primeiro.

Pe. Franca termina a sua obra com uma ligeira síntese dos problemas e da solução do mundo atual, sem entrar em pormenores dos assuntos abordados no decorrer de sua obra e expressados nesta pequena resenha.

Comentários: Terão razão os que afirmam e lamentam não haver filósofos no Brasil? Sem dúvida, poucos entre nós se dedicaram ao estudo dos problemas que os gregos colocavam “além da física”, isto é, para fora e para cima do campo restrito às ciências experimentais. Nem por isso, entretanto, se pode sustentar nossa pobreza em matéria de Filosofia. O pensamento mais alto de um povo ou de uma nação são se mede pelo número, mas pela qualidade dos que o professam. E filósofos, há sempre poucos a se afirmarem em cada parcela da comunidade humana.
É interessante acentuar as etapas da elaboração intelectual do Pe. Leonel Franca até à publicação deste livro da maturidade. Sua vocação de filósofo vai-se afirmando ao longo de uma vida dedicada à meditação e ao estudo pontilhada de incursões pelo terreno da polêmica a que o levou a zelo de quem, conhecendo e possuindo a Verdade, a quer propagada e defendida. Não lhe faltou, para fundamento e estímulo de sua especulação filosófica, a intimidade com a ciência experimental, de que nos dão mostra seus Apontamentos de Química Geral, Noções de História da Filosofia é obra que enriqueceu a bibliografia, pois se coloca entre as mais completas editadas em qualquer língua. A preparação de A crise do mundo moderno pode ser surpreendida no monumental A Igreja, a Reforma e a Civilização, cujos temas ressurgem numa série de outros trabalhos, como Catolicismo e Protestantismo, O Protestantismo no Brasil, etc. E já na meditação de verdadeiro filósofo A Psicologia da Fé, livro admirável em que a nota pessoal se destaca na fiel exposição da doutrina.
O próprio padre nos assinala o ambiente em que elaborou o grande livro: recolhido a seu gabinete de estudos, quando, fora, começava o fragor da Segunda Guerra Mundial, “ante o espetáculo trágico de cidade que se desmoronam e do sangue que jorra em golfadas”. E a intenção do autor era o debate de filosofias da civilização; era, mais explicitamente, “ante a visão dantesca de tantas calamidades, concentrar-se em silêncio fecundo e meditar, mais de espaço, sobre a filosofia da paz.”
Realizou plenamente a com absoluto êxito o seu propósito. A crise do mundo moderno é essa filosofia da paz, para mal nosso tão longe ainda de encarnar-se em soluções concretas.

Sobre o autor: Um dos mais eminentes pensadores brasileiros de todos os tempos, bem como um dos mais notáveis vultos da verdadeira cruzada pela recristianização da Sociedade Brasileira que teve lugar nas primeiras décadas do século XX, o Padre Leonel Franca, mais brilhante filho espiritual de Santo Inácio de Loyola do Brasil do novecentismo, nasceu em São Gabriel, no Rio Grande do Sul, a seis de janeiro de 1893. Filho de pais baianos e sobrinho do Bispo Dom Antônio Macedo Costa, que, ao lado de Dom Vital, sustentou até o fim a posição da Igreja contra a maçonaria durante a denominada “Questão Religiosa”, no reinado de D. Pedro II, Leonel Edgard da Silveira Franca passou os primeiros anos de sua vida na Cidade do Salvador, onde estudou inicialmente em um pequeno colégio alemão e mais tarde no Colégio Vieira, da Companhia de Jesus. Aos treze anos de idade foi estudar em outra instituição de ensino pertencente aos jesuítas, o Colégio Anchieta, em Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Ingressou na Companhia de Jesus no ano de 1908, ordenando-se sacerdote em 1923. Doutor em Teologia e Filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma, foi membro do Conselho Nacional de Educação, pertenceu ao Centro Dom Vital, fundado em 1922 por Jackson de Figueiredo, e lecionou diversas disciplinas no Colégio Anchieta, em Nova Friburgo, e no Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro, de que chegou a vice-reitor. “Artífice clarividente da primeira Universidade Católica”, na expressão do Padre Henrique Vaz [1], foi o primeiro reitor de tal instituição, que não é senão a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Falecido em 1948, o Padre Leonel Franca não foi apenas um dos mais importantes vultos do pensamento brasileiro, mas também um exemplo de fé, civismo e vida espiritual, bem como de coragem, como bem demonstrou em 1942, ao desafiar o Estado Novo de Vargas, escrevendo a Plínio Salgado, então exilado em Portugal, belíssima carta a respeito da Vida de Jesus, obra-prima deste tão grande quanto injustiçado pensador patrício, mestre ímpar de Cristianismo e de Brasilidade, sustentando que tal obra era “a joia de uma literatura”.

Descrito por Dom Odilão Moura como uma pessoa de “inteligência penetrante e nítida”, de “erudição vastíssima” e “extraordinário poder de síntese”, que leu “quase todos os filósofos modernos”, assimilando-lhes o pensamento e refutando-lhes os erros, o Padre Leonel Franca filiou-se, intelectualmente, à escolástica tomista, se tornando um dos mais abalizados discípulos brasileiros do Anjo das Escolas (Santo Tomás de Aquino). Embora não tenha escrito “obras técnicas de filosofia”, como assinala o Padre Henrique Vaz, o Padre Leonel Franca nos legou, segundo pondera o mesmo autor, “páginas filosóficas de grande valor e penetração”, como muitas das páginas de sua obra Noções de História da Filosofia - até hoje o melhor compêndio de História da Filosofia feito no Brasil -, sem falar nas tantas páginas imorredouras de obras como Psicologia da Fé, O problema de Deus, A Igreja, a Reforma e a Civilização e, sobretudo, de A crise do Mundo Moderno, obra de que trataremos nas próximas linhas.

Originalmente publicada em 1941, pela Livraria José Olympio Editora, a obra A crise do Mundo Moderno foi considerada pelo Padre Henrique Vaz o “mais bem sucedido ensaio brasileiro no campo da filosofia da cultura”. Em tal obra, o Padre Leonel Franca demonstra que o Mundo Moderno vive uma grave “crise de almas e de instituições”, sofrendo a “civilização moderna” um “abalo profundo”, que “atormenta as consciências e desorganiza a convivência humana, em todos os seus graus, familial, nacional, internacional”. Vítima de um processo de “desintegração fatal” muito bem descrito pelo autor de O problema de Deus, a “civilização moderna perdeu a sua unidade e, com ela, o segredo da vida, da ordem e da paz”, caindo no mais grosseiro materialismo. Isto porque não percebeu a “civilização moderna” que “a matéria divide” e “o espírito unifica”, que “a matéria é princípio de separação e multiplicidade”, ao passo que “o espírito eleva e universaliza”, e, por fim, que é no equilíbrio entre o espírito e a matéria que a natureza humana encontra o “segredo de sua expansão individual e social”.

Além e acima da profunda crise social, econômica e política vivida pelo Mundo Moderno, há a crise do Homem, a crise que se processa no “interior das almas”. Isto porque a “civilização moderna” afastou Deus, destino supremo da Pessoa Humana, dos corações, o substituindo pela “Ciência ou a Raça, o Estado ou o Partido”, o que provocou grande “anarquia interior” a que o ínclito sacerdote jesuíta e pensador patrício denomina a “tragédia da alma moderna”, isto é, o “desamparo angustioso de um ser racional que perdeu o rumo de seus destinos”.

Repousa aí, pois, a “raiz profunda da crise de civilização que nos acabrunha”, crise esta, antes e acima de tudo, espiritual, atingindo os “fundamentos da própria vida humana, pessoal ou coletiva”.

Proclamando-se otimista, o Padre Leonel Franca afirma ver na crise do Mundo Moderno o limiar, “a aurora de uma idade nova” em que os progressos técnicos e científicos integrar-se-iam na “harmonia de uma cultura” que restituísse à “vida o seu sentido e a sua plenitude”. E proclama, outrossim, a urgência de se restituir a esta “civilização periclitante” as “forças interiores que asseguram a todo esforço social a sua vitalidade”, com a consciência de que “a secularização de uma cultura é sintoma de dissolução e prenúncio de morte” e de que somente um “dinamismo espiritual” é capaz de salvar a vida de uma cultura e de conservar “o equilíbrio de todos os seus elementos”.

Encerraremos o presente artigo transcrevendo o trecho final de A crise do Mundo Moderno:

“O cristianismo tem as dimensões da história humana. Para todas as eras e em todos os problemas Cristo é luz da vida e os que o seguem, sal da terra. As agonias do mundo contemporâneo hão de encontrar, numa meditação mais profunda das suas palavras que não passam, uma resposta pacificadora. E uma cristandade nova, cuja estrutura mal nos é dado antever, mas cujos sinais precursores repontam em toda a parte, poderá congregar uma humanidade melhor numa fase mais elevada de sua penosa ascensão espiritual.

“Neste momento de angústias e ansiedades, do fundo das nossas consciências cristãs irrompe um grito d’alma que é uma prece e um programa de ação:

Domine salva nos perimus! [“Senhor, salvai-nos, que perecemos!”. (Victor Emanuel Vilela Barbuy)