quarta-feira, 6 de abril de 2011

O ENIGMA QUÂNTICO: Desvendando a Chave Oculta

Título original: The Quantum Enigma: Finding the Hidden Key
Autor: Wolfgang Smith
Tradução: Raphael De Paola (Prefácio à Ed. Brasileira: Olavo de Carvalho)
Editora: Vide Editorial
Assunto: Filosofia da ciência
Edição: 1ª
Ano: 2011
Páginas: 277


Sinopse: Após a destruição da imagem clássica do mundo pelas descobertas da mecânica quântica, os físicos propuseram uma variedade de visões de mundo alternativas. Esse livro começa pelo importante reconhecimento de que cada uma delas sofre de um certo “cartesianismo residual”, inconscientemente admitido. Quando essa premissa oculta e problemática é descartada, a teoria quântica passa a fazer sentido, de uma forma jamais vista. Como demonstra o autor, agora é possível pela primeira vez integrar as descobertas da física quântica numa visão de mundo que não é nem forçada, nem sustentada em hipóteses ad hoc, mas em conformidade permanente com as intuições da humanidade.
Escrito de maneira clara, O Enigma Quântico destina-se tanto ao cientista quanto ao leitor que não está familiarizado com os conceitos técnicos da física nem com os debates sobre o mundo quântico.

Olavo de Carvalho, prefaciador da obra, assim se expressa a respeito do livro: "A coisa mais tímida que me ocorre dizer dessa descoberta do Prof. Wolfgang Smith é que ela foi uma das maiores realizações intelectuais do século XX".

Sobre o autor: Wolfgang Smith formou-se aos 18 anos em Física, Filosofia e Matemática pela Universidade de Cornell. Suas pesquisas em aerodinâmica e seus artigos sobre campos de difusão forneceram a chave técnica para a solução dos problemas de reentrada na atmosfera em viagens espaciais. Depois de receber um Ph.D em matemática na Universidade de Columbia, foi professor no Instituto de Tecnologia de Massachusetts e na Universidade da Califórnia. Além de numerosas publicações técnicas, relacionadas a topologia diferencial, Dr. Smith é autor de três livros e muitos artigos sobre questões interdisciplinares e epistemológicas, sempre preocupado em desmascarar certas concepções amplamente admitidas como verdades científicas.


PALESTRA DE LANÇAMENTO

Palestrante: Raphael De Paola (tradutor da obra)



PALESTRA OLAVO DE CARVALHO
PREFACIADOR DA OBRA
 
PARTE 1/2



PARTE 2/2


Nenhum comentário: