quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A PRAIA

Título original: The Beach
Autor: Alex Garland
Editora: Rocco
Assunto: Romance (Literatura estrangeira)
Edição: 1ª
Ano: 1999
Páginas: 486

Sinopse: Cansado do mundo tecnológico e digital, Richard, um jovem americano, viaja para Tailândia em busca de aventura. Em um hotel barato de Bangcoc, ele conhece Françoise e Étienne, um casal de franceses. Ele também encontra Patolino, um viajante mais velho marcado por anos de sol e drogas. De forma paranóica Patolino conta a Richard a improvável história de uma ilha secreta, um paraíso na Terra, a praia perfeita sem a presença de turistas. No dia seguinte, Richard encontra um mapa desenhado a mão da ilha descrita por Patolino preso na sua porta. Ele vê nisto "algo diferente", pois não pretende fazer a mesma coisa que todos os outros turistas, assim Richard vai procurar Patolino e descobre que ele se suicidou cortando os pulsos. Richard persuade Françoise e Etienne a se juntarem a ele em uma viagem seguindo o mapa de Patolino. Para irem até "a praia" eles arriscam suas vidas ao nadarem em mar aberto de uma ilha para outra, se arrastando e correndo de guardas armados, que vigiam uma plantação de maconha, e pulando de uma cachoeira, mas ao chegarem ao sonhado destino encontram uma pequena comunidade de viajantes, que como eles encontrou "a praia" e vivem em segredo. Eles recebem as boas-vindas do grupo e esta parte da ilha paradisíaca se torna a casa deles, deixando para trás o mundo que conheciam. Mas na realidade este céu na Terra não é tão perfeito. Conflitos pessoais e ciúmes criam uma violenta rivalidade e trágicos eventos dividem a comunidade. Bastante isolado e transtornado, Richard não sabe o que fazer, pois o sonho se tornou um pesadelo e o paraíso virou um inferno. Agora sua única meta é partir. Mas a fuga não será fácil, pois "a praia" é um lugar secreto, que alguns defenderão até a morte.

TEMAS: New age, sociedades alternativas, naturalismo, drogas, coletivismo.

O livro é uma crítica ácida, especialmente ao coletivismo e às relações de poder escondidas em comunidades onde aparentemente todos são iguais, mas alguns são “mais iguais” que os outros.

--------------------------------------
Esta obra pode ser encontrada, também, em filme DVD que é uma adaptação do livro. É claro que o filme nunca é igual ao livro, mas pode ser um estímulo para aqueles que estão em dúvida quanto a obra.
Aos que optarem pelo filme, os dados são os seguintes:

Título Original: The Beach (Adaptação do livro de Alex Garland)
Gênero: Aventura
Atores: Leonardo DiCaprio, Tilda Swinton, Robert Carlyle, Virginie Ledoyen, Guillaume Canet, Peterson Joseph, Lars Arentz-Hansen, Zelda Tinska, Peter Gevisser.
Diretor: Danny Boyle
País: EUA
Ano: 1999
Duração: 119 min.


Um comentário:

unTroglodita disse...

Prezado Ir.'. Anatoli Oliynik, boa noite,

Li os seus dois artigos "Esquerdista: Quem é ele?" e "A tomada do poder: Gramsci e a comunização do Brasil". Parabéns por ambos, pois os mesmos deveriam ser estudados nas escolas e faculdades de comunicação, onde impera, até hoje, a hegemonia marxista-gramsciana. O primeiro artigo é o máximo!!!!! Estou seguindo o seu blog; depois vou ler com calma, tá? Eu te conheci no TERNUMA.
Feliz Ano Novo, Feliz 2010!!!!!
Abraços.
Fica com Deus,

unTroglodita