quarta-feira, 1 de maio de 2013

DA ALVORADA À DECADÊNCIA

Título original: From Dawn to Decadence
Autor: Jacques Barzun (1907-2012)
Tradução: Álvaro Cabral
Editora: Campus
Assunto: História
Edição: 1ª
Ano: 2002
Páginas: 926

 
Sinopse: Nesta obra, Jacques Barzun apresenta as suas descobertas e conclusões a respeito de toda a cultura ocidental, desde 1500 até os dias atuais.

Barzun descreve o que o homem ocidental, neste período, criou, não um apogeu, mas um declínio e um irremediável fracasso cultural.

William Safire, do New York Times, se refere sobre a obra com estas palavras: “Um monumental estudo do retrocesso cultural de cinco séculos de civilização.

Este livro é para pessoas que gostam de ler sobre arte e pensamento, costumes, princípios morais e religião, e sobre o contexto social em que essas atividades ocorreram e continuam ocorrendo. O autor partiu pressuposto de que os leitores preferem um discurso crítico e seletivo em lugar de neutro e enciclopédico e escreveu um livro onde recapitula em seqüência as grandes realizações e os lamentáveis fracassos do último meio milênio. O plano da obra é apresentar um cuidado especial quanto ao ordenamento das partes. As divisões de capítulos são organizadas a partir de quatro grandes revoluções – a religiosa, a monárquica, a liberal e a social, separadas grosso modo um século umas das outras – cujos objetivos e paixões ainda governam as mentes e condutas do momento atual.

Sobre o livro: Um dos melhores ensaios publicados em Portugal em 2003, esta obra que a crítica classificou de extraordinária esteve também nas listas de best-sellers das livrarias dos EUA e do Canadá.

Jacques Barzun, nascido em França, cedo foi para os EUA, onde é considerado um dos maiores historiadores da cultura da segunda metade do século XX, com mais de três dezenas de livros publicados. Neste, olha do "alto dos seus 93 anos" (embora o livro tenha começado a germinar por volta de 1935) para os quinhentos anos que estão para trás e aponta os aspectos de decadência, "porque tantas das nossas instituições e objetivos estão a desviar-se do seu propósito original." Cinco séculos de história, revisitados com rigor e vivacidade.

Críticas de imprensa portuguesa: "Da aurora à decadência, esta notável história da cultura e da civilização ocidentais, da reforma ao final do século XX, é uma obra monumental, porque analisa do modo mais rigoroso, mas também mais vivo e colorido, cinco séculos de arte, literatura, ciências, filosofia, costumes, religião e intriga política. Inclui 45 minibiografias de figuras como Erasmo, Lutero, Calvino, Petrarca, Montaigne, Shakespeare, Tasso, Pascal, Leonardo da Vinci, Rabelais, Cromwell, Margarida de Navarra, Mozart... - muitas das quais não costumam beneficiar de semelhante interesse em abordagens historiográficas tradicionais. "Um livro polémico, que, apesar do tema e da dimensão, consegui ser um 'best-seller' nos Estados Unidos e no Canadá graças ao seu carácter vivaz e estimulante."

Sobre o autor: Jacques Barzun nasceu na França, em 1907, e mudou-se para os Estados Unidos, em 1920. Após graduar-se no Columbia College, ingressou no corpo docente da universidade como catedrátrico de História. Ao longo de dez anos, foi conselheiro e vice-reitor das Faculdades. Autor de cerca de 30 livros, foi agraciado com a Medalha de Ouro da Academia Americana de Artes e Letras, da qual foi presidente por duas vezes. Faleceu no dia 25 de outubro de 2012 em San Antonio, EUA com 104 anos de idade.

Nenhum comentário: