sábado, 5 de maio de 2012

SETE MENTIRAS SOBRE A IGREJA CATÓLICA

Título original: Seven Lies About Catholic History
Autor: Diane Moczar
Tradutor: Gabriel Galeff Barreiro
Assunto: Ensaio
Editora: Castela
Edição: 1ª
Ano: 2012
Páginas: 215

Sinopse: Diane Moczar, historiadora norte-americana, escreveu um pequeno grande livro rebatendo as mais habituais mentiras que são espalhadas contra a Igreja Católica. A edição brasileira saiu pela Editora Castela, do Rio de Janeiro. É um guia muito útil para os católicos, muitas vezes confrontados com as mentiras sempre repetidas que acabaram ganhando força de verdade. É útil também para o público em geral, interessado na verdade dos fatos. Com base em fatos históricos e pesquisas científicas, a ph.D. norte-americada Diana Moczar nos revela uma nova versão sobre as Cruzadas, a Idade Média, a Inquisição, e Igreja Católica no período pré-Reforma, a posição da Igreja no caso astrônomo Galileu, a ação dos católicos espanhóis no Novo Mundo e outros eventos marcantes da história da Civilização Ocidental. A autora também nos fala sobre a medicina na Idade Média, a mulher medieval, a usura, a heresia albigense, a monarquia católica, o Império Bizantino e a devastação causada pela reforma. Ela nos informa sobre historiadores bons e ruins, sobre autores seculares que não sofrem do preconceito anticatólico e nos indica leituras para estudos posteriores. Sete Mentiras Sobre a Igreja Católica faz mais que defender a Igreja: explica-nos como compreender e responder às principais mentiras sobre a história católica e estimula o interesse pelo verdadeiro passado de nossa mãe espiritual. É um livro que educa, diverte e revisa a postura e as obras da Igreja ao longo das eras. Acostumada ao clichê “Igreja Católica: inimiga da humanidade”, Diane Moczar prova que os católicos, na verdade, estão inseridos no terreno elevado da História e que o alvo principal das mentiras anticatólicas não é senão o Próprio Deus.

Sobre a autora: Diane Moczar, ph.D., ensina História na Northern Virginia Community College. Entre outras obras, destacam-se Islam at the Gattes, sobre a guerra da Europa contra os turco-otomanos, e Ten Dates Every Catholic Should Know.

SETE MENTIRAS SOBRE A IGREJA CATÓLICA

(Não seja mais um a propagá-las: estude)

1
Idade Média, a “idade das trevas”
A mentira:
a Idade Média foi uma longa era obscura de ignorância e superstição, abrandada somente com o advento do Renascimento.
2
Igreja Católica: inimiga do progresso
A mentira:
junto com a ascensão do cristianismo veio o atraso cultural e material da Europa em todas as áreas, culpa da resistência religiosa.
3
Uma cruzada contra a verdade
A mentira:
as Cruzadas foram crimes contra a humanidade, um dos melhores exemplos de fanatismo religioso destrutivo.
4
A sinistra Inquisição
A mentira:
durante séculos a Igreja Católica patrocinou a perseguição, tortura e morte de milhares, talvez milhões de pessoas inocentes.
5
A ciência no tribunal: a Igreja Católica versus Galileu
A mentira:
com regularidade, a Igreja tem reprimido a ciência e perseguido cientistas, provando, assim, que suas doutrinas religiosas são incompatíveis com a razão e o conhecimento empírico.
6
Uma Igreja corrompida até o topo
A mentira:
a Reforma Protestante foi necessária, pois a Igreja Católica estava inteiramente corrompida por imoralidade e falsa doutrina.
7
A oportuna Lenda Negra
A mentira:
os exploradores espanhóis do Novo Mundo foram cruéis e gananciosos. Ao cumprir as ordens de seus mestres católicos, eles trouxeram miséria incalculável aos pacatos nativos do continente americano.








Comentário em vídeo de Nivaldo Cordeiro.


O PAPEL DA IGREJA NA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL



AINDA SOBRE O MESMO ASSUNTO